Mudanças dentro do mundo
Nenhum mundo é fixo, assim como nenhum escritor continuará sendo o mesmo com o passar do tempo. Como Criador de mundos, você estará sujeito a mudanças que ocorrerão de modo singelo, mas o que isso quer dizer? Voltaremos à premissa anterior, nada é imutável, então, é de se imaginar que seu mundo evolua ou que tenha melhores ideias conforme você evolua, tanto na escrita como na parte criacionista do seu mundo.
Contudo, aqui vai um adendo, não existem ideias ruins, mas todas elas podem ser melhoradas ou adaptadas para se tornarem algo melhor. O que quero dizer com isso? É bem simples, às vezes começamos com uma ideia singular, pequena, singela... Num dia achamos aquela ideia incrível, algo novo, recebemos dopamina por isso. Contudo, é importante deixar o tempo passar, para voltarmos àquele arquivo e realmente vermos se aquela ideia sobreviveria às mudanças que ocorrem na vida humana. Ou seja, nossa mente e desenvolvimento mortal.
Com isso em mente, tenha em mente que, por vezes, você irá voltar atrás, irá mudar algo, uma espécie, uma cidade, uma narrativa, tudo pode ser alterado e não existe problema nisso. Vamos dar um exemplo, vamos dizer que você escreveu um livro que tenha uma informação x sobre seu universo, mundo ou espécie, mas, com o passar dos anos e meses, você resolveu alterar aquilo. Claro, você pode ir ao arquivo do livro e fazer uma nova edição, o que seria bem trabalhoso, falo isso por experiência própria, ou... Poderia simplesmente continuar, permitindo que aquele livro se torne um marco temporal do modo que você pensava naquela época, alterando isso em livros futuros.
Entenda que não há erros em praticar mudanças no seu mundo, afinal, você é o Criador. Muitos leitores não entendem os motivos por trás das mudanças, mas na grande maioria das vezes isso atrelada à evolução do próprio escritor, pois o modo como vemos e encaramos o mundo muda com o passar dos anos e é por isso que eu sempre afirmo que construir um universo é algo eterno, pois estamos sujeitos a mudanças enquanto vivermos e isso também afeta nossa visão de mundo e de criação.
Ao longo dos anos já mudei diversas ideias e arquivos sobre raças, Deuses, culturas, sociedade e a lista só aumenta. É algo fascinante, é o que devo dizer, pois a cada nova mudança, percebo que os arquivos vão se transformando em algo inusitado e totalmente fora da curva, se tornando algo único e totalmente novo. Com o passar do tempo perceberás que seu mundo vai se tornando singular e nada parecido com o que quer que exista no campo de outros escritores... Essa é a beleza de criar.
Lembre-se que mundo nenhum é estável, todos eles passarão por mudanças, contudo, cabe a você decidir o que mudar e o que irá permanecer, este será o seu papel como criador. Não tenha medo de mudar, sempre tenha medo de permanecer o mesmo, pois evoluir é parte do processo. E lembre-se, não existem ideias ruins, apenas ideias que não podemos trabalhar no momento, anote-as e tente novamente com o passar dos dias ou meses. Até mais.

Comentários
Enviar um comentário